domingo, julho 01, 2007

Cuidados com sol e a chuva

Um dos maiores problemas durante os meses de verão são as constantes chuvas que acabam alagando as ruas, o que requer cuidado redobrado. Quando em situação de alagamento procure evitar passar mais se for extremamente necessário procure então manter aceleração constante, usar sempre uma marcha reduzida primeira ou segunda e não trocá-la durante a travessia. Dependendo da altura da água apesar destes cuidados ainda existe a probabilidade de danos em alguns componentes, por exemplo o catalisador, que pode sofrer choque térmico e deixar de funcionar, também as lonas e pastilhas de freio, que absorvem água e diminuem a eficiência.

O que sempre acontece em situações de alagamento, o carro "morre" no meio do alagado, tentar ligá-lo novamente representa risco enorme: pois a água pode entrar nos cilindros e, como se sabe a água não é compressível, ao se ligar o motor pode acontecer o conhecido calço hidráulico, e com isso pode-se quebrar ou empenar biela, virabrequim e válvulas, etc. Se você se deparar com tal situação procure não atravessar áreas alagadas que possam encobrir o motor do carro,
Se você é proprietário de carros mais novos os cuidados devem ser ainda maiores, pois em tais carros existe muitos componentes eletrônicos, os vários sensores eletrônicos do carro são bastante vulneráveis à ação da água. Em alguns casos se molhados, podem trincar ou simplesmente parar de funcionar, deixando assim de fornecer informações importantes para o veículo. O carro pode começar a falhar e o carro acaba parando. Existe alguns sensores como o dos freios ABS e ainda os que acionam os air bags que podem ter seu funcionamento comprometido. Os problemas tendem a ser maiores pois a água de enchente é sempre poluída e se mistura com elementos ácidos, alcalinos ou cáusticos.

Para as cidades mais quentes, devem se tomar alguns cuidados com o sistema de arrefecimento do veículo. O radiador, o fluido de resfriamento, reservatório de expansão, bomba d´água, válvula termostática e mangueiras estejam limpos e sem entupimentos, evitando um aquecimento excessivo do motor. Outro item a ser observado é a ventoinha do motor que deve estar funcionando perfeitamente. Com o aquecimento e falta de manutenção pode levar o motor a ferver e até a fundir, o que com certeza causará um elevado prejuízo".

Mais os cuidados não devem ficar apenas no motor, a lataria também tem lá suas necessidades. A principal diz respeito à pintura, que sofre continuamente com as variações climáticas e até mesmo em alguns estados com uma carga maior de acidez, por causa delas, o carro pode perder o brilho, ficar com manchas e até rachar a pintura. Aqui vai um simples conselho, lave o carro ao menos uma vez por semana e encerá-lo mensalmente. O carro encerrado fica protegido das impurezas que normalmente ficam presas a pintura, pois a cera funciona como uma película de proteção.

É fundamental para você que tem carro com sem ar-condicionado e quer instalar verificar por exemplo a instalação do ar fora da concessionária não causará a perda da garantia do automóvel. Em algumas situações optando por aparelhos aprovados pela própria montadora, isso não ocorre, mesmo que o ar venha a provocar defeito em algum outro sistema. Em outros, o ar-condicionado só é admitido de fábrica como item de série ou opcional. "A instalação do equipamento mexe com sistemas elétricos e eletrônicos e até com sistemas do motor. Por isso deve ser feita com muito critério.

Se o seu carro f já esta fora da garantia de fábrica é interessante procurar lugares especializados e conhecidos, mas sempre priorizando mais a qualidade que o preço. Pois uma boa instalação pode prevenir problemas sérios no carro.

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